Detrans terão que cobrar CSV – Certificado de Segurança Veicular – para novos licenciamentos de GNV

 

Recebemos hoje uma excelente notícia, que impactará na segurança da frota GNV. O Denatran publicou o ofício circular 1273/19 comunicando aos Detran que cumpram o disposto no parágrafo 3º do artigo 7º da Resolução Contran 292.

 


Ou seja, os Detran deverão cobrar um novo CSV – Certificado de Segurança Veicular – para cada novo licenciamento de veículos com GNV instalado. Há Estados em que Detran aceita um mesmo CSV a cada dois licenciamentos sucessivos, o que impacta na segurança dos veículos, já que desta forma os sistemas não são verificados adequadamente, em conformidade com os regulamentos vigentes.

 

 

Agradecemos publicamente o excelente trabalho que o novo Diretor do Denatran, Sr. Jerry Dias, tem feito, com transparência e envolvimento da sociedade.

 

A FENIVE realizou pesquisa de campo com mais de 130 mil veículos abastecendo GNV, em diversas cidades brasileiras. Cerca de 40% estavam irregulares. Ou seja, com inspeção vencida ou cilindro sem requalificação periódica. O sistema de GNV é seguro. Mas instalações as clandestinas, a falta de manutenção e controle podem ser causa de explosões.

 

Os organismos de inspeção existem para zelar pela segurança da frota de veículos modificados, conforme previsto no CTB e Resolução Contran 632.

 

Segurança em primeiro lugar!

 

Topo