FÉRIAS: hora dos veículos escolares passarem por uma inspeção completa em empresas licenciadas

 

Daqui a cerca de 15 dias voltam as aulas nas escolas públicas e particulares de Minas Gerais e milhares de crianças e jovens voltam a circular diariamente nas vans e ônibus escolares.

 

E nesse período de férias é muito importante que os responsáveis pelo transporte dos veículos escolares levem os veículos para uma inspeção completa, que irá verificar as condições mecânicas dos veículos e, posteriormente, evitar transtornos e acidentes.

 

A palavra de ordem nesse momento é a segurança de crianças e outros estudantes que fazem o percurso casa, escola e vice-versa. E para isso é preciso uma inspeção feita pelas Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs). Estas empresas são licenciadas pelo Denatran e acreditadas pelo Inmetro para realizar inspeções de segurança veicular.

 

Só as ITLs tem competência técnica para prestar um serviço de qualidade, pois possuem instalações e equipamentos apropriados para a inspeção completa, em freios, suspensão, sistema de direção, verificação de folgas, faróis e todas as partes importantes dos veículos, totalizando mais de 200 itens.

 

E além dos equipamentos especializados, as instituições técnicas licenciadas têm engenheiros e técnicos habilitados, capacitados e com conhecimentos necessários para uma inspeção que efetivamente detecte problemas.

 

Em Minas Gerais ainda não há a exigência para que as inspeções sejam feitas – exclusivamente – pelas ITLs, mas os transportadores responsáveis e que prezam pela segurança sabem que é preciso procurar o melhor local, só assim evitarão acidentes e riscos à vida dos estudantes.

 

O diretor executivo da AMSV – Associação Mineira da Segurança Veicular e da FENIVE – Federação Nacional da Inspeção Veicular, Daniel Bassoli, diz que a inspeção feita pelas ITLs é diferenciada e muito mais eficiente que as vistorias realizadas na rua por engenheiros sem equipamentos e conhecimentos técnicos.

 

ITLs EXCLUSIVAS

 

É importante ressaltar ainda que o artigo 106 do Código de Trânsito Brasileiro e a Resolução do Contran nº 632/2016 atribuem às ITLs, com exclusividade, a atividade de inspeção de segurança veicular, mediante a expedição do Certificado de Segurança Veicular. E as ITLs são periodicamente auditadas pelo INMETRO e pelo DENATRAN, garantindo assim que todas as inspeções sejam feitas de acordo com os respectivos regulamentos e demais normas.

 

Topo