Semana Nacional do Trânsito tem ações on- line, conscientização e valorização da vida

 

Começou dia 18 e vai até sexta-feira, 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito que, este ano, será em novo formato, devido à pandemia da Covid -19.

 

Ações de conscientização serão realizadas no país, durante toda a semana, pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.

 

Com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”, a campanha busca chamar a atenção sobre os perigos no trânsito e outros riscos à saúde do cidadão.

 

A Associação Mineira da Segurança Veicular (AMSV) apoia a Semana Nacional de Trânsito e acredita que ações como essa são essenciais para um trânsito mais seguro e que proteja a vida de todos. O diretor executivo, Daniel Bassoli, diz que “é preciso mudar a atitude diante do trânsito, só assim será possível reduzir o elevado número de lesões e mortes causadas pelos acidentes de trânsito e valorizar a vida. E, no trânsito, a responsabilidade é de todos, principalmente do motorista, que deve conduzir o seu veículo com educação e cuidado, realizando a manutenção preventiva periodicamente”.

 

O objetivo da Semana é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, evidenciando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor.

 

Ao final deste ano, será encerrada a Década de Ações pelo Trânsito Seguro, proposta pela ONU (2011-2020), na qual os governos de todo o mundo se comprometeram a tomar medidas para prevenir os acidentes, que matam cerca de 1,25 milhão de pessoas por ano. Infelizmente o Brasil fez muito pouco para reduzir as taxas de mortalidade e feridos graves no trânsito, continuando com uma das piores posições neste ranking mundial.

 

A realização da SNT 2020 visa preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito, seguindo as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), uma vez que os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo.

 

Vamos continuar cobrando ações efetivas para o cumprimento do PNATRANS.

 

MINAS GERAIS

 

Instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, a campanha nacional tem como objetivo incentivar e promover um trânsito mais seguro junto à sociedade. Em Minas, as ações são coordenadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), pela Polícia Militar e pela Polícia Civil.

 

A programação conta com uma série de atividades de mobilização, como lives, palestras virtuais e campanhas em redes sociais. Há ainda previsão de intensificação da abordagem de motoristas em blitze educativas e repressivas.

 

NÚMEROS

 

De janeiro a julho deste ano, Minas Gerais registrou 122.310 acidentes de trânsito – 21,51% a menos do que no mesmo período de 2019, quando houve 155.821 ocorrências. Se comparado o número de acidentes em que há ao menos uma vítima, a queda chega a 24,11%, sendo 45.353 registros em 2019 e 34.419 em 2020.

 

Os acidentes envolvendo motocicletas também caíram. Foram 29.147 ocorrências entre janeiro e julho de 2019, contra 22.563 no mesmo período deste ano (-22,59%). Além disso, o número de pedestres vítimas de acidente de trânsito apresentou redução de 35,93%, saindo de 5.007 registros em 2019, para 3.208 em 2020.

 

Provavelmente a queda destes números é atribuída ao menor movimento de veículos durante a pandemia.

 

 

NOVO FORMATO

 

A pandemia fez com que várias atividades da semana, que até então eram presenciais, precisassem ocorrer de forma on-line. Todos os anos são realizadas várias ações nas ruas, blitzes educativas e palestras em escolas. Este ano foram pensadas outras formas de levar a informação para o público em geral, mas sempre mantendo o principal: fazer um trânsito mais seguro.

 

AÇÕES

 

A Sejusp realiza uma campanha virtual em suas redes sociais com dicas de autoproteção no trânsito para pedestres, ciclistas, motociclistas, entre outros públicos. A ideia é contribuir para uma direção mais segura, com a transformação de comportamentos. A campanha digital também aborda temas relacionados ao trânsito e que, em geral, são dúvidas para muitos condutores.

Além disso, três lives transmitidas no mesmo canal explicam como formas de ser um motorista mais prudente, como evitar pontos na carteira de habilitação e as regras de trânsito durante a pandemia. As palestras ocorrem entre os dias 22/9 e 24/9, às 19h.

 

FISCALIZAÇÃO

 

A fiscalização será intensificada ao longo de toda a semana, com a operação integrada da campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”, coordenada pela Sejusp. A previsão é que cerca de 70 municípios mineiros, incluindo a capital, tenham ações simultâneas de combate à alcoolemia no trânsito.

Topo