REPORTAGEM INVESTIGATIVA DENUNCIA ADULTERAÇÃO NO QUARTO EIXO

 

A Associação Paranaense dos Organismos de Inspeção (APOIA) participou de uma matéria investigativa realizada na última semana e que foi ao ar neste domingo, no Fantástico – O Show da Vida, da Rede Globo.

 

A AMSV – Associação Mineira de Inspeção Veicular – reproduz aqui a matéria, parabenizando a APOIA pela participação e reiterando que repudia fraudes de qualquer tipo, principalmente porque colocam pessoas em risco.

 

Segundo a reportagem, caminhoneiros e transportadoras vinham burlando as normas de segurança para aumentar a capacidade de transporte de carga, com a adulteração irregular do quarto eixo em caminhões. A investigação da fraude vinha sendo conduzida pelo Ministério Público e mais de 20 pessoas já foram denunciadas, cinco delas presas. Entre os envolvidos estão funcionários do Detran de São Paulo, acusados de liberar a documentação irregular.

 

A participação da empresa paranaense citada na matéria no quadro de associados da APOIA está sendo discutida pelo Conselho de Ética da entidade. Com sede em Arapongas, no Norte do Paraná, a empresa virou rota para caminhoneiros principalmente do estado de São Paulo e que queriam burlar a legislação. Em nota, o Inmetro confirmou o contrato de suspensão com a empresa paranaense de inspeção envolvida. Segundo o Denatran, circular com o quarto eixo é uma infração grave, passível de multa e de retenção do veículo.

 

Em entrevista, o vice-presidente da APOIA, Rubem Melo, explicou os riscos desse tipo de mudança nos veículos. A APOIA repudia todo e qualquer tipo de ação que descumpra a legislação de trânsito ou fora dos padrões homologados pelo Inmetro, entidade que credencia os organismos de inspeção veicular no Brasil. Confira a reportagem! 👇👇

 

https://globoplay.globo.com/v/9079939/

Topo